domingo, 22 de junho de 2014

O que são as HQ poético Filosóficas?


O gênero de quadrinhos chamado Poético-filosófico foi investigado pelo Dr. Elydio dos Santos Neto em sua pesquisa de pós-doutorado em artes na UNESP. Santos Neto (2009, p.90) resume as características principais dessas HQs: 

1. A intencionalidade poética e filosófica; 
2. Histórias curtas que exigem uma leitura diferente da convencional; 3. Inovação na linguagem quadrinhística em relação aos padrões de narrativas tradicionais nas histórias em quadrinhos. 

Ainda na década de 1980, numa tentativa inicial de classificar esses trabalhos, eles foram chamados de “quadrinhos poéticos”, fazendo um paralelo com a literatura, ou seja, os quadrinhos tradicionais estariam para a prosa assim como os “quadrinhos poéticos" estariam para a poesia. 
Posteriormente a insuficiência conceitual do rótulo “quadrinhos poéticos” levou Edgar Franco a criar o termo “quadrinhos poético-filosóficos” (FRANCO, 1997, p.54), anexando a palavra “filosóficos” à denominação por verificar que a maioria dos quadrinhistas desse gênero também apresentavam trabalhos com a pretensão filosófica de levar o leitor a refletir sobre alguma questão existencial. 
Esse termo foi adotado pelo Dr. Elydio dos Santos Neto em sua pesquisa de pós-doutorado que classificou as HQ poético filosóficas como um gênero genuinamente brasileiro!

Você encontra HQ poético filosóficos em:
MARCA DE FANTASIA: http://marcadefantasia.com/revistas/revistas.htm
Fonte:

FRANCO, E.S. Panorama dos Quadrinhos Subterrâneos no Brasil. In: Flávio Mário de Alcântara Calazans. (Org.). As Histórias em Quadrinhos no Brasil: Teoria e Prática.. 1ed.São Paulo: Intercom & Unesp Proex, 1997, v. 7, p. 51-65.

SANTOS NETO, Elydio dos. “O que são histórias em quadrinhos poético-filosóficas? Um olhar brasileiro.” In Visualidades – Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual da FAV/UFG, Vol. 7 n. 1, Jan/Jun 2009, - Goiânia - GO:UFG, FAV, 2009, p.68-95.