domingo, 3 de agosto de 2014

Ciberpajé Edgar Franco coordenará junto com Ademir Luiz Simpósio Temático sobre quadrinhos - Saiba como participar!


Edgar Franco e Ademir Luiz coordenam o Simpósio Temático 18 “Quadrinhos e suas adaptações cinematográficas como documento e estratégia didática no ensino de Artes e História” que acontecerá no VII Simpósio Nacional de História Cultural - HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, LEITURAS E RECEPÇÕES, na Universidade de São Paulo – USP (São Paulo – SP) entre os dias 10 e 14 de Novembro de 2014.
Para participar com proposta de Comunicação em Simpósios temáticos é só clicar no site do evento, seguir para o item “Inscrições” e baixar o arquivo word, lá consta como você pode enviar. Ou clique direto neste LINK
Os resumos são parte da Ficha de Inscrição e devem ter até “30 linhas”. O arquivo (ficha de inscrição com resumo) deve ser encaminhado para o e-mail gtn.historia.cultural@gmail.com. Há também opções de inscrição como “Painel de Iniciação científica” e “ouvintes”.

Eis o resumo do Simpósio Temático 18 “Quadrinhos e suas adaptações cinematográficas como documento e estratégia didática no ensino de Artes e História”

A cultura audiovisual está cada vez mais presente nas pesquisas e no ensino da chamada 
Grande Área das Humanidades, destacadamente na História e nas Artes. Compreender esse fenômeno é fundamental para o desenvolvimento desses campos, tanto em suas matrizes metodológicas quanto didáticas. Com a ampliação da noção de documento a partir da Escola dos Annales, os registros visuais se beneficiaram, principalmente, após a década de 1960, tornando-se uma das mais eficazes formas de ligar o conhecimento histórico com seu sujeito receptor. A linguagem visual, seja a arte sequencial dos quadrinhos ou as imagens em movimento do cinema, é, antes de tudo, um conjunto de imagens-guia de um grupo social que se caracteriza pelo contexto e o mundo com a qual dialoga e interage. O objetivo desse simpósio temático é o de identificar os aspectos cognitivos da imagem, promovendo debates acerca do uso pedagógico das histórias em quadrinhos e suas adaptações cinematográficas, utilizando-os enquanto documento histórico e objeto de reflexão acerca do papel do cineasta e do quadrinista enquanto “fazedor de história”, e dessa forma contribuir para uma visão crítica acerca do universo do cinema e da arte sequencial. 

Clique aqui para acessar o calendário com datas importantes!
Maiores informações no site do evento.

Atenção: As inscrições na modalidade Comunicação em Simpósio Temático estarão abertas no período de 04 a 31 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário