domingo, 11 de outubro de 2015

Os Aforismos do Ciberpajé já somam mais de 1800 aforismos!

Os Aforismos do Ciberpajé são textos reflexivos que o Ciberpajé começou a escrever de forma mais sistemática (quase que diariamente) a partir de 2012 e vem postando em sua rede social. A IV Sacerdotisa Danielle Barros, estudiosa de sua obra e sua biógrafa, de forma espontânea começou a reunir diariamente os aforismos em um arquivo - era o embrião do livro de aforismos!


Captura de tela da organização dos Aforismos do Ciberpajé pela IV Sacerdotisa


Desde 2012 a IV Sacerdotisa reúne cuidadosamente os aforismos, atualizando a coletânea regularmente e postando na página de divulgação no Facebook AFORISMOS DO CIBERPAJÉ administrada por ela e pelo Ciberpajé. A página já conta com mais de 2.600 seguidores.
Entre aforismos, HQforismos, HQgiforismos e fotoforismos já são mais de mil e oitocentos excertos reflexivos sobre a vida, filosofia, ideário, englobando diversos assuntos.

Página dos Aforismos do Ciberpajé no Facebook

Além disso, o Ciberpajé mantem uma coluna semanal no "Jornal do Pontal", publicação impressa que circula em várias cidades do Pontal do Triângulo Mineiro e tem como sede a cidade de Ituiutaba, sua terra natal. A coluna se chama "Os Aforismos do Ciberpajé Edgar Franco" e sai semanalmente todas as terças, publicando sempre de 5 a 7 de seus aforismos. 

                             Aforismos do Ciberpajé na coluna de jornal, Jornal do Pontal, MG

Os Aforismos do Ciberpajé e seus HQforismos tem sido também base de pesquisa acadêmica da doutoranda Danielle Barros - que junto com o Ciberpajé teve artigo de 6 páginas publicado na revista de circulação nacional "Conhecimento Prático e Literatura" edição especial Arte e Educação,  o artigo intitula-se "Aforismos e Histórias em Quadrinhos: Os HQforismos do Ciberpajé."  (conforme imagem abaixo); o tema também é base de pesquisa da estudante de iniciação científica Natasha Hoshino na Universidade Federal de Goiás (UFG) sob orientação do Ciberpajé Edgar Franco.

Página inicial do artigo

Páginas internas do artigo

Páginas finais do artigo

Para adquirir a revista, informações:

FONTE: BARROS, D. FRANCO, E. Aforismos & Histórias em Quadrinhos: HQforismos do Ciberpajé”, Revista Conhecimento Prático Literatura. N 51.Edição especial Arte-Educação HQs, da Editora Escala, p. 18-23, 2013.

Continue acompanhando informações sobre os Aforismos do Ciberpajé aqui no blog e na página do facebook!



Nenhum comentário:

Postar um comentário