quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ciberpajé no Festival Internacional de Quadrinhos - Parte II

"Estive por 5 dias no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Impressionado com a quantidade de lançamentos de HQ alternativa no evento, e emocionado pelo reencontro com tantos amigos, ex-alunos e a chance de conhecer outras feras dos quadrinhos!"
(Na foto, Ciberpajé em sua mesa de autógrafos, no sábado)

O Ciberpajé e a IV Sacerdotisa com Sibilante: pose acadêmica!

O Ciberpajé e a IV Sacerdotisa Danielle Barros, no FIQ-BH, dentro do stand "Quadrinhos do Triângulo", onde ficaram nossas publicações. Na pose acadêmica estamos com a revista SIBILANTE em mãos, obra lançada no evento!


No FIQ, com os feras Marcos Garcia e Carlos Alberto, do grupo K-Ótica!

IV Sacerdotisa com  Marcos Garcia e Carlos Alberto, do grupo K-Ótica!

No FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos 2015. Um encontro histórico dos 4 cavaleiros do apocalipse do fanzinato brazileiro, 4 quadrinhistas que começaram na década de 80 e seguem firmes criando e experimentando. É sempre uma emoção e uma alegria revê-los, longa vida e muita arte para vocês, meus irmãos de jornada. Na foto, da esquerda para a direita: Gazy Andraus, Laudo Ferreira Jr., Luciano Irrthum (segurando exemplar de Gibio), e o Ciberpajé (com meu retrato pintado pelo grande Irrthum).
(Foto da IV Sacerdotisa)
Grandes amigos, de 6 estados brasileiros, reunidos no lançamento de meu álbum "Retrogênese" (parceria com Al Greco), durante o FIQ 2015 - Festival Interrnacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Minha gratidão pelo apoio e presença de vocês. Abração afetuoso do Ciberpajé! Em pé, da esquerda para a direita: Professor Carlos De Brito Lacerda (GO) - pioneiro da aplicação de fanzines na escola; Matheus Moura (GO) - doutorando que pesquisa HQ e arte visionária, quadrinhista e um dos criadores da editora Reverso, que publicou Retrogênese; IV Sacerdotisa Danielle Barros (BA), doutoranda da Fiocruz RJ, quadrinhista, pesquisadora da obra do Ciberpajé, uma das criadoras dos HQforismos - sub-gênero de quadrinhos poético-filosóficos; Guilherme Silveira (PR) - Professor do IF Londrina, quadrinhista, músico, pesquisador e sócio de Matheus Moura na editora Reverso; Natania Nogueira (MG), uma das fundadoras da ASPAS, pesquisadora de quadrinhos; Gazy Andraus (SP), um dos pioneiros do gênero de quadrinhos poético-filosófico, professor doutor e pesquisador de quadrinhos; Denilson Reis (RS), criador do lendário fanzine Tchê, quadrinhista, organizador do evento Mutação, e agitador cultural.

O Ciberpajé ao lado do talentoso quadrinhista Luís Carlos Nunes, criador da revista Supraion - O Cavaleiro Sideral, que conheci no evento. Na foto Luís segura o seu exemplar de "Retrogênese" devidamente autografado por mim e com arte exclusiva.

O Ciberpajé com os grandes amigos e incríveis talentos da HQ brasileira, Antonio Eder e Gian Danton. Em minhas mãos o soberbo artbook de "Gralha O Heroi", edição luxuosa com a participação de dezenas de quadrinhistas de renome nacional. É sempre um prazer revê-los, meus amigos!

O Ciberpajé com os amigos e grandes feras dos quadrinhos, Will Sideralman e Laudo Ferreira Jr.
(Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros)
Publicações do FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos 2015 (Parte I). 
Nos dias intensos de FIQ, de encontros, reencontros e trocas, peguei muitos gibis e álbuns de amigos e novos amigos. Faço questão de prestigiar a produção alternativa e independente, inegavelmente mais rica e inventiva do que aquilo editado no mainstream. Estou desfazendo a mala e aqui está o primeiro pacote: "O Nanquim e a Aquarela", de Guilherme Infante; "Indestrutíveis", de Guido Van Pie & Marcos Gratão; "Rainy Day or Not", de Karolyne Rocha Bastos; Supraion - O Cavaleiro Sideral", de Luís Carlos Nunes; "Quadrante Sul # 7, editada por Denilson Reis; "Zoom", de Guilherme Silveira; "Estudos Sobre Pessimismo", de Guilherme Silveira; e "O Corpo Humano É", de Wallace Nunes.

Publicações do FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos - 2015 (Parte II).
Nos dias intensos de FIQ, de encontros, reencontros e trocas, peguei muitos gibis e álbuns de amigos e novos amigos. Faço questão de prestigiar a produção alternativa e independente, inegavelmente mais rica e inventiva do que aquilo editado no mainstream. Estou desfazendo a mala e aqui está o segundo pacote: "Capirotinho", de Guilherme Infante; Caronte - Na Cidade dos Mortos, de Elisa Guimarães Santos; "A Grande Cruzada", de Theo Szczepanski; "Necro", de Osmar de Carvalho; e o artbook O Gralha O Heroi, organizado por Antonio Eder e Gian Danton.
O Ciberpajé e Guilherme Silveira criam HQ Poético-filosófica durante o FIQ - 2015. 
Durante as mesas oficiais de autógrafos do Ciberpajé Edgar Franco e do quadrinhista Guilherme Silveira, que aconteceram simultaneamente no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - 2015, Franco propôs a Silveira a criação de uma HQ experimental nos intervalos entre os autógrafos, e foi assim que nasceu a HQ poético-filosófica "Riqueza". 
Pose acadêmica do professor Carlos De Brito Lacerda , do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa durante o lançamento da revista Sibilante.
A pose acadêmica do Ciberpajé e do amigo e quadrinhista lendário Joseniz Guimarães de Moura, uma das figuras mais irreverentes do FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - 2015. Em minhas mãos a revista "Vida de Nerda # 1", lançada por Joseniz no evento.

O Ciberpajé com grandes feras do grupo "HQuê?" de Araraquara, SP. Eles foram ao FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH para lançarem o volume 4 da revista HQuê?, um dos novos títulos de quadrinhos autorais curtos mais instigantes do país! Quem não conhece deve conferir. Da esquerda para a direita: Rubens César Baquião, Ciberpajé, Arte Do Eder, e Kadi.

O Ciberpajé e o grande amigo e lendário fanzineiro Denilson Reis, responsável pela publicação do histórico fanzine Tchê!, na ativa desde a década de 80. Denilson prestigiou o lançamento do meu álbum "Retrogênese" no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH, e ainda me presenteou com o novo número (7) da revista "Quadrante Sul", editada por ele. É sempre uma honra e alegria encontrá-lo.

O Ciberpajé e o amigo quadrinhista Guido Van Pie, que esteve no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH lançando sua revista "Indestrutíveis", parceria com o desenhista Marcos Gratão. Nas mãos de Guido seu exemplar de "Retrogênese"com desenho exclusivo criado por mim durante sessão de autógrafos no evento.

Minha mesa de autógrafos no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH, 2015. Nesse momento eu autografava um dos últimos exemplares existentes da primeira edição do álbum "BioCyberDrama Saga" (minha parceria com Mozart Couto).
(Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros)

Desenhando no exemplar de "Retrogênese" do amigo Denilson Reis, durante minha mesa de autógrafos no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH, 2015. 
(Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros)

O Ciberpajé em outra foto com grandes feras do grupo "HQuê?" de Araraquara, SP. Eles foram ao FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH para lançarem o volume 4 da revista HQuê?, um dos novos títulos de quadrinhos autorais curtos mais instigantes do país! Quem não conhece deve conferir. Da esquerda para a direita: Carlos Eduardo Marques, Ciberpajé, Zamo, e Kadi.

O Ciberpajé e o quadrinhista Marcos Gratão, que prestigiou o lançamento de "Retrogênese"no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH, 2015.

O Ciberpajé e o amigo Helbert Wagner Ramalho Nascimento, com seu exemplar do álbum "BioCyberDrama Saga"com arte exclusiva desenhada por mim na sessão de autógrafos do FIQ BH, 2015.

Durante a sessão de autógrafos no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de BH, 2015. Eu, em meu "ritual de presença", desenhando arte exclusiva diretamente à caneta branca no exemplar de "Retrogênese" de Guido Van Pie.
(Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros).
Gazy Andraus, IV Sacerdotisa e Ciberpajé com o lançamento Sibilante

Ciberpajé com o artista Guilherme Infante, do "Capirotinho"

Ciberpajé com a IV Sacerdotisa na mesa de lançamento de Sibilante

Ciberpajé com a IV Sacerdotisa na mesa de lançamento de Sibilante

Mesa de lançamento de Sibilante

Ciberpajé na mesa de lançamento de Sibilante

Ciberpajé, Márcia Ramos e IV Sacerdotisa em pose acadêmica no lançamento de Sibilante

Ciberpajé com a IV Sacerdotisa na mesa de lançamento de Sibilante

Ciberpajé com a IV Sacerdotisa na mesa de lançamento de Sibilante

Ciberpajé com a IV Sacerdotisa e suas publicações na mesa de lançamento de Sibilante

Ciberpajé com Eberton Ferreira e IV Sacerdotisa

Ciberpajé e a Revista Sibilante - Lançamento no FIQ!

Ciberpajé, André Diniz e IV Sacerdotisa

Ciberpajé e as crianças no FIQ

Ciberpajé e Will com seus lançamentos no FIQ

Com a educadora Selma e Vinicius papeando sobre quadrinhos e educação

Só as mãos: IV Sacerdotisa Danielle Barros, Ciberpajé e Will exibem seus anéis!

IV Sacerdotisa Danielle Barros, Ciberpajé e Will exibem seus anéis!

Ciberpajé e o educador Paulo Ricardo com Retrogênese

Ciberpajé, Savio Christofoletti, IV Sacerdotisa Danielle Barros e Lourival  Christofoletti

Ciberpajé no FIQ, foto da IV Sacerdotisa! 

Este post é uma compilação feita pela IV Sacerdotisa de postagens feitas pelo Ciberpajé ao longo dos dias do Festival Internacional de Quadrinhos .

Esta edição foi excelente! 
Até 2017 com muitos lançamentos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário