quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ciberpajé cria "HQforismo Expandido"- Uma experimentação de quadrinho com interatividade, conheça!

O Ciberpajé realizou um novo experimento pioneiro utilizando a linguagem dos HQforismos. Dessa vez ele criou seu primeiro "HQforismo Expandido" permitindo navegação 3D em 360 graus utilizando o mouse. O trabalho foi publicado no facebook do artista e utiliza uma arte-sigilo que homenageia o mestre Therion, Aleister Crowley. Confira a obra no link:



O que é HQforismo?
Os HQforismos são a união de aforismos e Histórias em Quadrinhos (HQ). Em sua composição, traz o legado dos quadrinhos pela estrutura narrativa poética, a união de imagens e textos, - sendo que os textos são aforísticos, com inspiração e intenção eminentemente filosóficos.
Integram o gênero de quadrinhos poético-filosóficos, por apresentarem como características básicas experimentalismo, brevidade e intencionalidade filosófica.
O que caracteriza e diferencia os HQforismos das demais HQs poético-filosóficas é o fato de sempre se apresentarem na forma de uma única imagem/desenho e o texto aforístico que a acompanha,- formato que favoreceu sua difusão nas redes sociais e na internet. 
Edgar Franco já produziu mais de uma centena de HQforismos, tem um álbum no prelo a ser lançado e é considerado o pioneiro-criador deste gênero. Veja um exemplo:
HQforismo do fanzine UIVO 1

Já o HQGiforismo, é um neologismo que vem das junções: HQ+ Gif + aforismos, é um tipo dos HQforismos, mas com o movimento da animação, o que lhe confere mais dinamicidade. Assim como os HQforismos, se vale do experimentalismo das HQs poético filosóficas, inovando na linguagem quadrinística.

"Renda-se às suas asas menino, só assim se transmutará em um Deus!"
(Ciberpajé)
(HQforismo animado, ou HQGIForismo, com arte de Edgar Franco e animação de Denis Basílio).
Conheça o site de HQforismo: http://www.hqforismo.com/
O que achou dessa proposta criativa? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário