quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

TCC em Letras sobre a obra do Ciberpajé é defendido na UEG

No dia 8 de dezembro, a graduanda Viviane Leandra dos Santos, do curso de Letras da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis, defendeu o seu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como tema a obra do Ciberpajé Edgar Franco, com ênfase no álbum BioCyberDrama Saga. A pesquisa envolveu principalmente aspectos relacionados à noção de autoria. O título do TCC foi "A AUTORIA EM BIOCYBERDRAMA SAGA DE EDGAR FRANCO". O resumo da monografia especifica bem a abordagem da pesquisa:


"A produção cultural na modernidade, e em especial, as obras que explicitamente se assumem como visceralmente autorais têm papel crucial no que diz respeito à identidade do artista. Nas Histórias em Quadrinhos, sobretudo nas Graphic Novels, a autoralidade é uma característica tomada como um importante critério de qualidade da obra por leitores e especialistas. Partindo da importância do autor nas Graphic Novels, o presente artigo procura nas bases teóricas, principalmente de Bakhtin e Umberto Eco, identificar e analisar o processo autoral de Edgar Franco em BioCyberDrama Saga, investigando a construção de seu universo ficcional. A pesquisa, além de partir das fundamentações teóricas, aproximou-se do autor, realizando uma entrevista, com o objetivo de confirmar e aprofundar as questões discutidas ao longo do artigo. A obra de Edgar Franco, analisada nesse artigo, a HQ BioCyberDrama Saga, apresenta características experimentais referentes à criação do mundo pós-humano, como também a mescla entre transmídia e arte. Palavras chave: história em quadrinhos, autoria, pós-humano, narrativas transmídia."


A pesquisa foi orientada pelo Prof. Mestre Silvair Félix dos Santos (UEG), e a banca de defesa foi composta pela Profa. Mestre Lígia Maria de Carvalho (UEG, e doutoranda em arte e cultura visual na FAV/UFG) e Prof. Mestre Marco Antônio Rosa Machado (UEG). Durante a pesquisa o Ciberpajé concedeu uma entrevista exclusiva para a pesquisadora que em breve deverá ser publicada.


Da esquerda para a direita: Prof. Mestre Marco Antônio Rosa Machado, Profa. Mestre Lígia Maria de Carvalho, a nova graduada em Letras Viviane Leandra Dos Santos e o orientador da pesquisa Prof. Mestre Silvair Félix dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário