segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

[Evento] Veja como foi o evento Pequi Gibi, no Sesc GO, que incluiu palestra do Ciberpajé


No sábado, dia 28 de janeiro de 2017 aconteceu, nas dependências do SESC GO - Goiânia, o evento PEQUI GIBI, em comemoração ao dia do quadrinho nacional, celebrado na data de 30 de janeiro. O evento teve organização do articulador cultural e batalhador das HQs no estado de Goiás, Carlos de Brito Lacerda, e entre exposições e lançamentos incluiu uma palestra com o Ciberpajé Edgar Franco com o tema: "Processos Artísticos Experimentais de Criação de Quadrinhos". 

Os lançamentos e a exposição de quadrinhos tiveram início às 14:00 horas. Além do incrível acervo do pesquisador e colecionador Carlos de Brito, exposto generosamente por ele, com destaque para publicações recentes de todas as partes do Brasil; tivemos a presença dos dois mais importantes comic shops de Goiânia, a Mandrake e a Comic Strip, com dezenas de títulos expostos disponíveis para venda. 

Uma das mesas da exposição destacando obras do Ciberpajé e das editoras UFG, Reverso e Marca de Fantasia.

O PEQUI GIBI reuniu um grupo seleto de quadrinistas respeitados e emergentes da cena goiainiense lançando seus trabalhos, com destaque para: Cátia Ana, lançando "When a Men Loves a Woman" (Editora Marca de Fantasia); Ronaldo Jaharijs, lançando seu álbum "137", parceria com Edu Menna (fruto da lei de incentivo municipal à cultura de Goiânia), Matheus Moura, lançando seu emblemático "O.R.L.A.", parceria com diversos desenhistas e fruto de apoio da lei de incentivo à cultura de Uberlânida (MG) e outras edições de sua editora Reverso; Tiago Holsi, lançando "665 A vizinha da Besta" & "Entardecer dos Mortos" (dois álbuns lançados a partir de campanhas no Catarse); Christie Queiroz, lançando diversos álbuns de seu notório personagem "Cabeça Oca"; Francisco Costa, lançando seu álbum "A Última Fábula", parceria com diversos desenhistas e financiado por lei de incentivo goiana; e Márcio Júnior, lançando seu livro "Comiczzzt! Rock e Quadrinhos: Possibilidades de Interface" (Editora Contato Comunicação). O Ciberpajé lançou seus álbuns "BioCyberDrama Saga"(Segunda Edição), parceria com Mozart Couto, e "Retrogênese" (Editora Reverso), parceria com Al Greco.

 Exposição de quadrinhos e lançamentos acontecendo simultaneamente no PEQUI GIBI SESC GO.

Exposição de quadrinhos e lançamentos acontecendo simultaneamente no PEQUI GIBI SESC GO.

Ciberpajé em seu ritual de presença criando arte exclusiva no exemplar do álbum Retrogênese da nova leitora de HQ autoral, a bancária Cláudia.

O Ciberpajé batendo papo com Carlos de Brito Lacerda, organizador do Pequi Gibi.

Ciberpajé em seu ritual de presença criando arte exclusiva no exemplar do álbum Retrogênese da nova leitora de HQ autoral, a bancária Cláudia.

Ciberpajé, Cláudia e o segundo exemplar de Retrogênese adquirido por ela para o seu amigo José Martins.

 O Ciberpajé e o talentoso quadrinhista Tiago Holsi, trocando publicações durante o evento.

O Ciberpajé e o artista multimídia e mestrando da UFG Luiz Fers com seu exemplar do álbum BioCyberDrama Saga (2.ed) em mãos. Luiz fez a cobertura fotográfica do evento e é o autor de quase todas as fotos incluídas nesse post.

O Ciberpajé e o grande zineiro Celso Moraes, que adquiriu uma rara edição de BioCyberDrama (Ópera Graphica Editora 2003) e saiu também do evento com seu exemplar de BioCyberDrama Saga (2.ed.).

O Ciberpajé e o grande zineiro Celso Moraes, aqui mostrando as artes exclusivas criadas em seus exemplares de BioCyberDrama (Ópera Graphica Editora 2003) e BioCyberDrama Saga (2.ed.).

Ciberpajé concede entrevista ao Programa Aplauso, da PUC-TV GO.

O evento contou com cobertura jornalística do Programa Aplauso, da PUC-TV GO e com a presença de pessoas notáveis como o diretor da Editora UFG Prof. Dr. Antón C. Quintela, o doutorando da UFG Gilson Vedoin; o fanzineiro e jornalista Celso Moraes; e o artista multimídia e mestrando da UFG Luiz Fers, a arte educadora e animadora Dare Arantes, entre outros. Incluo aqui o depoimento de Gilson Vedoin - postado em sua rede social - falando sobre sua experiência no evento: 

"Para tornar o sábado perfeito, evento Pequigibi, na biblioteca do SESC GO. Muito quadrinho autoral, além da oportunidade de trocar idéias com um pessoal bacana e pra lá de criativo. Conhecer a obra e o trabalho dos autores de Goiânia e de quebra lançamentos, algumas aquisições, trocas e uma palestra excepcional sobre os processos criativos na produção de HQ's. Minha gratidão a dois amigos especiais o professor Edgar Franco, pela instigante fala sobre arte, aurora pós-humana e processos composicionais envolvendo sua obra, e minha colega de pós e excelente contadora de histórias, Cátia Ana Baldoino da Silva. Por fim, deixo meu agradecimento aos organizadores do evento". 

Entre as 16:00 e 17:30 horas aconteceu a palestra do Ciberpajé no auditório do SESC. Ele apresentou múltiplos exemplos de seus processos criativos experimentais incluindo HQtrônicas, HQforismos, uso de enteógenos para estimular processos visionários criativos, magia de sigilos, HQ criada em parceria com robô, oráculos e etc. Ao final os quadrinhistas presentes se reuniram em uma mesa na qual cada um deles falou brevemente de seus processos criativos. A mesa foi composta por Cátia Ana, Ronaldo Jaharijs, Christie Queiroz, Francisco Costa e pelo Ciberpajé; mas Matheus Moura e Tiago Holsi também tiveram a chance de falar sobre seus processos criativos. Foi um momento muito rico de troca de experiências.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Ciberpajé palestrando no auditório do SESC GO, Goiânia.

Mesa final onde todos os quadrinhistas falaram sobre seus processos de criação, da esquerda ara a direita: Ronaldo Jaharijs, Christie Queiroz, Francisco Costa, Cátia Ana e o Ciberpajé. Ao fundo, em destaque, imagem da capa do livro "Processos Criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: A Revista Artlectos e Pós-humanos", edição da Marca de Fantasia escrita pelo Ciberpajé Edgar Franco em parceria com a IV Sacerdotisa Danielle Barros.

Pose acadêmica reunindo o organizador do evento, Carlos de Brito Lacerda, e todos os quadrinhistas presentes, da esquerda para a direita: Carlos, Tiago Holsi, Ronaldo Jaharijs, Christie Queiroz, Francisco Costa, Cátia Ana, Ciberpajé e Matheus Moura.

Quadrinhistas unidos pela HQ criada em Goiás!

O evento foi um momento importante de encontro e reforço de iniciativas para ampliar a cena da HQ goiana, permitindo aos presentes reforçar laços e criar novas conexões. Agradecemos ao organizador Carlos de Brito Lacerda por seu trabalho entusiasmado e militante em prol do quadrinho produzido em goiás e em nosso país e também à direção geral do SESC GO e a todos os funcionários e funcionárias que nos receberam com muito carinho e atenção. 

Chamada para o evento no jornal Mais Goiás destacou a palestra do Ciberpajé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário