segunda-feira, 3 de abril de 2017

Artigo do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa "A Caverna: A Alegoria de Platão em uma Adaptação para os Quadrinhos Poético-Filosóficos" é publicado em periódico acadêmico da UNIFESP



Print de tela do título e resumo do artigo.

O artigo de Danielle Barros e Edgar Franco foi publicado no v. 3, n. 1, da revista "De Letra em Letra", do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, na qual foram incluídos os trabalhos apresentados durante a "I Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos - Adaptações Literárias, organizada pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP e pelo Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos da Unifesp. Nosso artigo, intitulado "A Caverna: A Alegoria de Platão em uma Adaptação para os Quadrinhos Poético-Filosóficos" apresenta o processo criativo de uma HQ do gênero poético-filosófico que toma como base o mito da caverna de Platão e foi desenvolvida pelos quadrinhistas Edgar Franco e Gian Danton, ele foi publicado nas páginas 85-96 do periódico acadêmico.

Print de tela de duas páginas internas do artigo.


A HQ "A Caverna" foi recentemente publicada no álbum em quadrinhos "Duetos Essenciais", que inclui 23 parcerias do Ciberpajé Edgar Franco com expoentes da cena alternativa de quadrinhos do Brasil, e um dos destaques é essa parceria com o notório roteirista Gian Danton. O álbum "Duetos Essenciais" pode ser adquirido diretamente no site da Editora Marca de Fantasia.

Capa do álbum em quadrinhos "Duetos Essenciais" que inclui a HQ "A Caverna", de Edgar Franco e Gian Danton. 

No mesmo número da revista "De Letra em Letra"  também foi publicado um outro artigo da IV Sacerdotisa e do Ciberpajé, intitulado "Da Canudos Sertaneja à Canudos Pós-Humana: Os Sertões e BioCyberdrama Saga", ele estabelece relações conceituais e estéticas entre o romance literário "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e o álbum de histórias em quadrinhos "BioCyberdrama Saga", de Edgar Franco & Mozart Couto.

Acesse a revista e confira o artigo na íntegra aqui: https://issuu.com/revistadeletraemletra/docs/revistadeletraemletra_vol3_n1_2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário