sexta-feira, 5 de maio de 2017

[Lançamento] Novo EP "Ciberpajé - Concerto Pós-humano: A Execração dos Ismos" sela parceria com [ANT]ISM, de São Paulo

Arte de capa do EP, por Ciberpajé Edgar Franco

"Ciberpajé - Concerto Pós-humano: A Execração dos Ismos" é o novo EP do Projeto Ciberpajé lançado pela Lunare Music, dessa vez selando parceria com o iconoclasta projeto [ANT]ISM, de São Paulo, formado por Rodrigo Nunes, Rodrigo Fonseca e por Dimitri Brandi, esse último um dos mentores da lendária banda PSYCHOTIC EYES, que se notabilizou mais ainda recentemente por ter realizado o primeiro concerto acústico de death metal do mundo. O [ANT]ISM já havia participado com uma faixa do CD "Ciberpajé- Egrégora" e dessa vez estabeleceu uma parceria maior para a criação do novo EP, a marca do projeto é unir estilos musicais diversos sem dogmatismos, misturando metal, industrial, noise e clássico. O conceito que engendrou a obra foi a união de 3 aforismos do Ciberpajé que execram todos os dogmas e "ismos", uma das premissas básicas da filosofia do [ANT]ISM e do ideário do Ciberpajé. A concepção musical foi de Dimitri Brandi que imaginou a obra como um concerto pós-humano em 3 movimentos. Brandi comenta sobre a experiência de criação do EP:

"Admiro a obra e a arte do Ciberpajé Edgar Franco há muitos anos, desde quando ele editava o zine Krepuskulum, que resenhou a primeira demo do Psychotic Eyes. Fui acompanhando sua evolução e os vários momentos em que enveredou por todas as formas de expressão artística, sempre provocante e desafiador. Ler seus aforismos permite expandir os limites de nossa razão, ao nos confrontarmos com dogmas inúteis, venenosos e prejudiciais. O [Ant]ism já havia participado do CD "Egrégora" em que várias bandas musicavam aforismos do Ciberpajé, e foi um lançamento excepcional. Quando ele nos convidou para sequenciar o projeto e gravarmos um EP inteiro, vi como os trabalhos se complementariam, pois a ideia do [Ant]ism é também expandir limites e derrubar dogmas, desta vez os do metal extremo, usando recursos de outros estilos musicais, principalmente música clássica, eletrônica e industrial. Os textos me lembravam um concerto, então compus algo nesse formato, em três movimentos pós-humanos e extremos. O Rodrigo Nunes completou o arranjo, gravamos guitarras e ele fez a mixagem e masterização finais, e Rodrigo Fonseca finalizou gravando vocais para a segunda faixa. O resultado ficou fantástico e nos orgulha muito!"

Ouça o EP "Ciberpajé - Concerto Pós-humano: A Execração dos Ismos" na íntegra em streaming e baixe a versão em .wav com capa e encarte completo nesse link da Lunare Music.

 Encarte do EP - Créditos

Encarte do EP - Aforismo I: Primeiro Movimento - Allegro [Re]sentimento Melancólico

Encarte do EP - Aforismo II: Segundo Movimento - Vivante Dogma Magestoso, e Aforismo III: Terceiro Movimento - Adagio das Cinzas Renascido

Se você não conhece o projeto Ciberpajé, ouça e baixe os EPs realizados com musicistas das 5 regiões do país e lançados pela Lunare Music:


A Invocação da Serpente (parceria com Each Second/SP)


Lua Divinal (parceria com Gorium/MT)


Heresia Cósmica (parceria com Léo da Heresia/ Brasília)


O Estratagema da Aranha (parceria com Quando os Céus e os Oceanos Colidem/SP-PR)


Verdades Voláteis (parceria com Sérgio Ferraz/PE)


Cura Cósmica (Músicas de Posthuman Tantra & vozes do Granciberpajé Dimas Franco/MG)

Entranhas do Sol (parceria com Alan Flexa/AC)


Sinos Pós-humanos (parceria com  Bells of Soul/SP)


Hackeremixagem do EP "Ciberpajé - Heresia Cósmica" pelo projeto inglês Mentufacturer.


Você pode também adquirir o CD "Ciberpajé - Egrégora", encartado na revista "Gatos & Alfaces # 6". Ele reuniu 21 bandas de 5 países musicando os aforismos do Ciberpajé. No CD temos desde o blues, passando pelo rock progressivo, pelo heavy metal e chegando a estilos como o dark ambient, o industrial e o noise. Uma viagem sonora pautada pela iconoclastia dos aforismos de Franco. As 21 bandas presentes no CD foram: Posthuman Tantra & Luiz Carlos Barata Cichetto (Brasil); Muqueta Na Oreia (Brasil); Zemlya (Brasil); Blues Riders (Brasil); TransZendenZ (Suíça); Alpha III Project (Brasil); Poolsar (Brasil); Each Second (Brasil), Gorium (Brasil); Blakr (Inglaterra); Gabriel Fox (Brasil); Hidden in Plain Sight (Brasil); God Pussy (Brasil); Nix's Eyes (Brasil); Emme Ya (Colômbia); Vento Motivo (Brasil); Iamí (Brasil); ANT[ISM] (Brasil); Melek-tha (França); Kamboja (Brasil); Dimitri Brandi de Abreu (Brasil). Adquira o CD + revista (R$15,00 + despesas postais) enviando e-mail para:oidicius@gmail.com