sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

[Resenha] Leia a hackeresenha do EP Ciberpajé - Heresia Cósmica, por Léo da Heresia



O hackerartista e ativista anarco-punk Léo da Heresia acaba de postar em seu blog Amante da Heresia uma resenha do EP do Projeto Ciberpajé - Cura Cósmica. A resenha tem a marca autoral de Léo,  criativa e inusitada, uma resenha arte, que inclui a ilustração em bricolagem que abre esse post. Eis um trecho dela:

HACKisntenZiar-se! hackear-se, ou mesmo, crackear-se em direção ao desconhecido. para além do autoconhecimento. e assim reiniciar-se tal como a imagem do álbum "cura cósmica" sugere: feto-ouroboros! ou ainda, como sugerem os sons e suas visualidades videoclípicas: uma fita de möbius entre pai e filho...

Confira a resenha na íntegra aqui. Saiba mais sobre o EP Ciberpajé - Cura Cósmica e ouça-o na íntegra aqui. Assista o videoclipe para a faixa "Aforismo I" abaixo:





quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ciberpajé palestra em Web conferência sobre Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais ao Instituto Federal Fluminense

Dia 15 de fevereiro a partir das 14 horas, aconteceu, dentre as atividades comemorativas do Lançamento do zine Peibê 5, a web conferência com o Ciberpajé Edgar Franco, cujo tema foi "Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais; do Tradicional ao Experimental". A iniciativa foi um convite do Alberto Souza (Beralto) coordenador do projeto de extensão IFanzine, do Instituto Federal Fluminense de Macaé, RJ, onde a webconferência foi transmitida.

Foto: Ifanzine

O Ciberpajé falou durante algumas horas sobre seus processos criativos, inspirações conceituais na arte e na magia que influenciaram e influenciam a criação de seu universo ficcional Aurora Pós-Humana e suas criações em múltiplas mídias: HQs, Posthuman Tantra, HQforismos, ilustrações, etc., falou também sobre sua atuação no mundo acadêmico e sobretudo, como a arte transforma sua vida enquanto ser transcendente.
Os estudantes presentes, professores e participantes do projeto IFanzine assistiram a palestra, que estava sendo transmitida em simultâneo a projeção de slides, e ao final o Ciberpajé ainda respondeu perguntas do público.

Foto: Ifanzine

A Sara Gaspar, estudante que compõe a equipe do projeto IFanzine, relatou sobre a palestra:

"Ser rico não é ter posse de bens materiais, ser rico é ter a capacidade de transmitir algo de bom para outras pessoas e apenas quem possui essa virtude são aqueles que a buscam. Hoje cresci tanto quanto artista como pessoa através de mais uma experiência que o projeto IFanzine me proporcionou, eu percebi que a arte é um abismo incessante, quanto mais nos aprofundamos, mais ela tem para nos surpreender. 
Foi através do Beralto que pude conhecer o universo dos zines e a partir daí o projeto IFanzine vem me proporcionando experiências que jamais imaginei obter. Já tive a honra de conhecer o mundo do HQforismo através de uma oficina regida por Danielle Barros e hoje a de explorar os processos criativos a partir dos conhecimentos do Edgar Franco.
A palestra começou com assuntos pertinentes da atualidade, assuntos que não são questionados abertamente como tantas coisas fúteis que a mídia faz questão de abordar. Somos apenas um produto moldado pela sociedade e as nossas essências são perdidas, não conhecemos o nosso próprio interior porém o Ciberpajé, em poucas horas, me mostrou a importância do autoconhecimento e como a arte está conectada. Conheci alguns de seus belíssimos trabalhos enquanto explicava os processos inusitados de criação e apenas pelo brilho do seu olhar já transmitiu uma vontade insaciável de criar e o entusiasmo ao falar do que ama transcende a sua essência. A tarde passou de modo prazeroso, reflexivo e de aprendizado." (Sara Gaspar)

Confira algumas capturas de tela feitas pela IV Sacerdotisa Danielle Barros:

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

Captura de tela da webconferência com o Ciberpajé 

O evento foi divulgado nas redes sociais, no evento virtual, no blog Ifanzine e no portal da rede do Instituto Federal.

Flyer de divulgação do evento

Matéria publicada no blog do Ifanzine

Matéria publicada no portal oficial da rede IFF

Ao final, tivemos pose acadêmica "meta presencial" com alguns presentes:


Em breve o vídeo da web conferência será disponibilizado pelo Ifanzine ao público!
O Ciberpajé agradece ao Beralto pelo convite e aos alunos e professores participantes!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

[Entrevista] Ciberpajé concede entrevista ao Programa Aplauso da PUC TV - Goiás, durante evento Pequi Gibi

O Ciberpajé Edgar Franco e a réporter Danielle Borges do Programa Aplauso


No sábado, dia 28 de janeiro de 2017 aconteceu, nas dependências do SESC GO - Goiânia, o evento Pequi Gibi, em comemoração ao dia do quadrinho nacional, celebrado na data de 30 de janeiro. O evento teve organização do articulador cultural e batalhador das HQs no estado de Goiás, Carlos de Brito Lacerda, e entre exposições e lançamentos incluiu uma palestra com o Ciberpajé Edgar Franco com o tema: "Processos Artísticos Experimentais de Criação de Quadrinhos". 


Álbum BioCyberDrama Saga (2.ed - Editora UFG) em detaque na entrevista.


O "Programa Aplauso", da PUC TV Goiás, esteve presente ao evento registrando-o em uma matéria de 15 minutos que pode ser vista nesse link. O Ciberpajé foi entrevistado pela repórter Danielle Borges e falou sobre a cena goiana de quadrinhos, destacando pesquisa e produção, também falou do lançamento de seu álbum BioCyberDrama Saga (2.ed - Editora UFG), parceria com Mozart Couto. 

O Ciberpajé Edgar Franco e a réporter Danielle Borges do Programa Aplauso



Assista abaixo a entrevista de 3 minutos:


[Resenha] Videoclipe "Ciberpajé - Cura Cósmica: Aforismo I" é resenhado no blog Luz nas Trevas

Frame do videoclipe"Ciberpajé - Cura Cósmica: Aforismo I"  


O blog "Luz nas Trevas", capitaneado pelo quadrinhista e ativista da cultura alternativa Joseniz Guimarães de Moura, postou uma resenha sobre o primeiro videoclipe criado para o projeto Ciberpajé - " Cura Cósmica: Aforismo I". O videoclipe explora aspectos conceituais do ideário do Ciberpajé, sobretudo a chamada "Reconexão Cósmica", a redescoberta de nossa essência primal animal e da necessidade de nos sentirmos como parte integrante do complexo sistema sinergético e simbiótico Gaia. Também trata da reverência à vida e a tudo que nos gerou, sendo uma singela homenagem do Ciberpajé ao seu pai, o Granciberpajé Dimas Franco, que recita o aforismo na obra e é também convidado especial no vídeo. O clipe, totalmente D.I.Y., foi filmado em uma cachoeira de Ituiutaba (MG) e contou com uma incrível equipe para sua execução formada pelos amigos Anésio Neto (doutorando em artes pela UnB), Daniel Rizoto (mestrando em artes pela UFU) e Diogo Vilela (doutorando em biologia pela USP).

Eis a breve resenha de Joseniz para o Luz nas Trevas:

"O que mais me atraiu no videoclipe foi o caráter simbólico que ele apresenta. A ligação do homem com a natureza, a natureza animal do homem como uma fera predatória, o sol como fonte de energia e a passagem de tempo com idéia de mutação e renovação. A sonoridade da música é o que pontua o ritmo das cenas, começando lentamente, indo em uma crescente acelerada, até diminuir o ritmo e encerrando o vídeo com o som das águas em uma imagem monocromática movimentada. São símbolos fortes e conduzidos com muita sensibilidade. Não conhecia ainda este tipo de trabalho audiovisual de Edgar Franco, e começar o ano vendo algo assim é uma agradável surpresa. Convido a todos a conhecerem também este tipo de trabalho no canal PostHumanTantra, localizado neste endereço eletrônico: https://www.youtube.com/user/posthumantantra" 

Confira a publicação original da resenha e conheça o blog Luz nas Trevas clicando na imagem:


Ouça em streaming e baixe o EP "Ciberpajé - Cura Cósmica" nesse link.

Confira logo abaixo o videoclipe Ciberpajé - " Cura Cósmica: Aforismo I":




terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

[Resenha] A revelação de que o Sol tem cu! EP "Ciberpajé - Entranhas do Sol", por Denio Alves

"Quando você é sereno e selvagem... 
A vida flui como a correnteza de um rio 
E sempre, o que a próxima curva traz 
É uma bela surpresa." 
(Ciberpajé)
Ciberpajé fotografado por Daniel Rizoto

Com essa imprecação aos espíritos da mata, o Ciberpajé Edgar Franco alinhava o belo trabalho telúrico e abissal que é este "Entranhas do Sol", EP lançado esses dias em parceria com o músico e produtor Alan Flexa, do Amapá. São 3 aforismos – palavras de sagração e conduta da alma indígena e lupina, o bicho dentro do homem e o homem dentro do bicho, que é o Ciberpajé de adaga em punho, recitando sobre uma base minimalista e fulgurante, ora de sintetizadores, ora de flautas que nos remetem a Pan, em torpe devaneio dionisíaco. Excepcionalmente começamos pelo final, em "Aforismo III", nos debruçando sobre este belo cântico rústico que citamos no começo do texto, emoldurado pelas flautas de Flexa e uma tênue percussão, enquanto o Ciberpajé ecoa sua mensagem com devoção. "Aforismo II" traz o mesmo clima, mas em tom mais solene, e em tudo percorrem os trinados dos pássaros, enquanto somos levados a crer que "somos todos feitos da mesma essência, filhos do pó das estrelas", uau que viagem! E chegamos na primeira faixa, "Aforismo I", quiçá a mais psicodélica e climática do trabalho, ritmo sinuoso e obsessivo, que conduz o ouvinte doentiamente aos confins de sua mente febril, imergente nas tais "entranhas do sol"... Ei-la, Ciberpajé! Arriba! Ave, ave... que agora, graças a ti, nobremente nos deleitamos com a revelação de que o sol tem cu! Este é mais um grande trabalho do mestre Ciberpajé, e todos aqueles com destraves soberbos na glândula pineal tem o dever IMORAL de conferi-lo! E é pra já: clique aqui , e deslize abandonadamente pelo fluxo.

(Denio Alves é mentor da iconoclasta one-man band  Merlin Box, foi uma das mentes por trás do projeto musical Essence e editor do lendário fanzine "Eram os Deuses Zineastas).

Nota: Uma sincronicidade interessante é que Denio Alves escreveu essa crítica do EP antes de assistir ao videoclipe para a faixa "Aforismo II". Quando o clipe foi divulgado no facebook - a partir de um frame de sua abertura -, fui questionado por alguém com a seguinte pergunta:


Eis o frame de abertura do videoclipe:



Assista ao videoclipe "Ciberpajé - Entranhas do Sol: Aforismo II":





segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

[Lançamento] Videoclipe "Ciberpajé - Aforismo II", para música do EP "Entranhas do Sol" - parceria com Alan Flexa

Frame do videoclipe "Ciberpajé - Entranhas do Sol: Aforismo I"

O videoclipe, totalmente D.I.Y., foi concebido logo após um ritual de reconexão realizado pelo Ciberpajé em uma mata do município de Hidrolândia, no estado de Goiás. O ritual amplificou sua integração com fauna e flora e despertou vários acontecimentos singelos e singulares no local. Diante disso o Ciberpajé decidiu utilizar a câmera simples que tinha em mãos para filmar algumas sequências já tendo em mente a segunda faixa do EP "Entranhas do Sol", do projeto musical Ciberpajé, em parceria com o musicista amapaense Alan Flexa. O aforismo, recitado na faixa, trata da reintegração com a floresta e o Cosmos através da percepção de unidade com todos os seres e coisas. O videoclipe foi concebido, dirigido e editado pelo Ciberpajé .

Frame do videoclipe "Ciberpajé - Entranhas do Sol: Aforismo I"


Assista ao videoclipe "Ciberpajé - Entranhas do Sol: Aforismo I" aqui. Ou incorporado nesse post logo abaixo:




Ouça em streaming e baixe o EP completo "Ciberpajé - Entranhas do Sol", parceria com o musicista amapaense Alan Flexa, e um lançamento da Lunare Music (SP) nesse link.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

[Ciberpajé Recomenda] S.M.E.S - banda pioneira do estilo "Cyber Gore".

O Ciberpajé com o Split CD "S.M.E.S. - Rot Rot, Jut Jut" (with E.F.R.O.).

Recebi das mãos do grande Erwin Smes De Groot, um incrível pacote contendo algumas cópias do novo Split CD do "S.M.E.S. - Rot Rot, Jut Jut". Tive a honra de criar a arte de capa dessa obra iconoclasta que a banda dividiu com o E.F.R.O. Anos atrás eu já tinha criado a arte de outro álbum do S.M.E.S., o "Cameltoe Manicure", e recebi com muito entusiasmo a incumbência de desenvolver uma nova peça visual que refletisse a força da música do projeto. A one-man-band é pioneira no mundo no estilo chamado "Cyber Gore", música extrema com temática visceral e brutal totalmente criada em computadores, com exceção dos doentios vocais de porco alucinado. Erwin Smes De Groot é também conhecido por ser o vocalista da lendária banda holandesa "Last Days of Humanity". No pacote enviado por ele, fui presenteado com 3 outros lançamentos do S.M.E.S.: o álbum "Gore Potion n.9", e os splits "S.M.E.S./T.P.F. - Analversary Rhymes" & "S.M.E.S./Purulent Wormjizz; uma overdose de música criativa, unusual, antiparadgmática, antimodista e incrível. Se você não conhece o S.M.E.S., ouça se tiver coragem! O Ciberpajé recomenda! Saiba mais sobre o Split CD S.M.E.S./E.F.R.O. e ouça-o na íntegra nesse link.

CD & Split CDs do S.M.E.S.

O Ciberpajé com o Split CD "S.M.E.S. - Rot Rot, Jut Jut" (with E.F.R.O.).


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

[Lançamento] Novo EP "CIBERPAJÉ - Entranhas do Sol", parceria com o musicista Alan Flexa, do Amapá

Capa do EP "Ciberpajé - Entranhas do Sol", arte do Ciberpajé.

Acaba de ser lançado, pela gravadora Lunare Music (SP), o novo EP do projeto musical CIBERPAJÉ. Intitulado "Entranhas do Sol", o trabalho é uma parceria com  o notório musicista da região norte do país, Alan Flexa, e teve toda sua parte instrumental analógica criada por Flexa com forte influência das culturas ancestrais amazônicas. O Ciberpajé Edgar Franco selecionou 3 aforismos com forte conexão com a natureza e o Cosmos para a concretização do EP e gravou as vozes. Alan Flexa optou por um set de instrumentos acústicos para gerar as atmosferas imaginadas para as faixas. O EP, com 3 faixas totalizando pouco mais de 6 minutos de música, pode ser ouvido na íntegra em streaming ou baixado aqui nesse link da gravadora Lunare Music.

Encarte do EP com os 3 aforismos selecionados que compõem o aspecto lírico das faixas.

As vozes foram gravadas pelo Ciberpajé no estúdio Oca, em Goiânia; e as músicas foram gravadas, mixadas e masterizadas no Estúdio Zarolho Records, de Macapá, contando com o esmero e cuidado dos produtores Alan e João Flexa. 

Alan Flexa e João Flexa, durante o processo de gravação, mixagem e masterização do EP no Estúdio Zarolho Records, em Macapá.

Set com alguns dos instrumentos acústicos utilizados nas faixas do EP.

Encarte com os créditos do EP "Ciberpajé - Entranhas do Sol".

Se você não conhece o projeto Ciberpajé, ouça e baixe os EPs realizados com musicistas das 5 regiões do país e lançados pela Lunare Music:


A Invocação da Serpente (parceria com Each Second/SP)


Lua Divinal (parceria com Gorium/MT)


Heresia Cósmica (parceria com Léo da Heresia/ Brasília)


O Estratagema da Aranha (parceria com Quando os Céus e os Oceanos Colidem/SP-PR)


Verdades Voláteis (parceria com Sérgio Ferraz/PE)


Cura Cósmica (Músicas de Posthuman Tantra & vozes do Granciberpajé Dimas Franco/MG)

Hackeremixagem do EP "Ciberpajé - Heresia Cósmica" pelo projeto inglês Mentufacturer.



Você pode também adquirir o CD "Ciberpajé - Egrégora", encartado na revista "Gatos & Alfaces # 6". Ele reuniu 21 bandas de 5 países musicando os aforismos do Ciberpajé. No CD temos desde o blues, passando pelo rock progressivo, pelo heavy metal e chegando a estilos como o dark ambient, o industrial e o noise. Uma viagem sonora pautada pela iconoclastia dos aforismos de Franco. As 21 bandas presentes no CD foram: Posthuman Tantra & Luiz Carlos Barata Cichetto (Brasil); Muqueta Na Oreia (Brasil); Zemlya (Brasil); Blues Riders (Brasil); TransZendenZ (Suíça); Alpha III Project (Brasil); Poolsar (Brasil); Each Second (Brasil), Gorium (Brasil); Blakr (Inglaterra); Gabriel Fox (Brasil); Hidden in Plain Sight (Brasil); God Pussy (Brasil); Nix's Eyes (Brasil); Emme Ya (Colômbia); Vento Motivo Brasil); Iamí (Brasil); 18 - ANT[ISM] (Brasil); Melek-tha (França); Kamboja (Brasil); Dimitri Brandi de Abreu (Brasil). Adquira o CD + revista nesse link.