quarta-feira, 17 de maio de 2017

[Lançamento] Artlectos & Pós-humanos # 11: Experimentalismo e Quadrinhos como Arte

Capa da Artlectos & Pós-humanos #11, do Ciberpajé Edgar Franco

Com o apoio irrestrito da Editora Marca de Fantasia chegamos à edição de número 11, algo inimaginável quando iniciamos o projeto da revista com sua proposta experimental iconoclasta. A ideia de inventar incessantemente novas possibilidades criativas para narrativas quadrinísticas é a marca da Artlectos e tem pautado sua trajetória. O título recebeu o Troféu Bigorna de melhor publicação de fantasia e FC em 2009 e foi apontado pelo crítico e Dr. Edgar Smaniotto como uma das 10 melhores revistas de todos os tempos em sua opinião.

Esse volume 11 abre com a HQ “Falso Alfa”, que teve suas páginas criadas através da seleção livre de desenhos em um banco de imagens e depois o texto de cada uma delas foi inspirado em parágrafos aleatórios selecionados de 5 livros sorteados ao acaso em minha biblioteca pessoal, as sincronicidades experienciadas nessa escolha aparentemente aleatória foram incríveis e a narrativa ganhou grande coerência interna.

A segunda HQ, “Linha”, com apenas uma página, foi criada ao encontrar o desenho do centro da página que tinha sido feito à lápis em um caderno da época da graduação, em 1993, finalizei-o e o resto da arte e o texto vieram instantaneamente. “Desvelar” segue com meus processos criativos utilizando “sigilos mágicos” e abre com a arte do sigilo, apresentando seu desdobramento narrativo; já “A Serpente e o Monge Orgástico” é fruto de uma experiência de “Harmonização Quântica ao Som de Tigelas de Cristal de Quartzo”, ritual conduzido pelas terapeutas holísticas Adriane Almeida e Nívia Silva.

Na sequência temos a HQ “O” formada por 3 HQforismos que podem ser lidos em qualquer ordem. Seguimos com “Fótons do Desejo”, HQ de 2 páginas feita em um ritual de presença por mim e 3 convidados especiais: os quadrinhistas Gazy Andraus, Gian Danton e Matheus Moura. Fechamos a revista com 6 HQforismos, o primeiro deles em parceria com a IV Sacerdotisa Danielle Barros e os outros criações solo. A última capa apresenta um HQforismo colorido também criado como sigilo mágico.

Você pode adquirir seu exemplar da Artlectos & Pós-humanos #11 e de todos os números anteriores da revista diretamente no site da Editora Marca de Fantasia.

Veja o preview de algumas páginas dessa edição:


 HQforismo do Ciberpajé

 Página da HQ "A Serpente e o Monge Orgástico"

HQforismo do Ciberpajé e da IV Sacerdotisa


Página da HQ "Falso Alfa"

O editor Henrique Magalhães, visitando a Oca do Ciberpajé, em Goiânia. Eu seguro exemplares do fanzine Top!Top!#27 e da nova edição da premiada Maria Magazine.



Serviço:
Artlectos e Pós-humanos 11

ISSN 1984-6665 - Edgar Franco
Paraíba: Marca de Fantasia, 2017. 

32p. 14x20cm. R$10,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário