terça-feira, 15 de agosto de 2017

Quadrinhos Expandidos: novo livro do Ciberpajé terá lançamento oficial nas IV Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP


Capa do livro com arte do Ciberpajé

Acaba de sair do prelo o novo livro do Ciberpajé Edgar Franco, a obra Quadrinhos expandidos: das HQtrônicas aos plug-ins de neocortex, é um lançamento da notória editora Marca de Fantasia, que tem se dedicado há mais de uma década a publicar obras de referência nas múltiplas áreas de pesquisa sobre quadrinhos.

Na obra, o artista transmídia e pesquisador, trata dos processos criativos de histórias em quadrinhos expandidas, entendendo como HQs expandidas não só as que incluem novos recursos tecnológicos e hipermidiáticos em sua linguagem e fruição, mas também aquelas que lançam mão de recursos não tradicionais para a sua gestação. Sobretudo os quadrinhos criados sob influência dos enteógenos, aqui chamados de “plug-ins de neocortex”, que funcionam como “softwares livres da natureza” expandindo nossa consciência a estados ampliados, assim como outras técnicas de ENOC – estados não ordinários de consciência, com destaque para a Respiração Holotrópica e a magia de sigilos. O texto apresenta experiências autorais de criação expandida de HQtrônicas, e de HQs psiconáuticas e magísticas, destacando as singularidades em seus processos criativos a partir de exemplos da práxis artística.

Na apresentação ao livro o Dr. Antar Mikosz ressalta que “Quem tem experiências com enteógenos poderá se deliciar com as descrições e compreender a dimensão do que está sendo narrado. Ciberpajé foi muito inspirado, buscador, ousado nessas incursões. Porém, quem não passou por experiências parecidas pode as compreender por um fenômeno de ressonância intuitiva, pois a intuição parece nos dar a condição necessária para apreciar algo mesmo que não experimentado diretamente, mas por ser natural e estar potencialmente dentro de todos nós”.

A obra terá seu lançamento oficial durante as IV Jornadas Internacionais de Quadrinhos, na ECA-USP, a sessão de autógrafos acontecerá dia 24 de agosto de 2017, às 19h, no auditório Lupe Cotrim, que fica no primeiro andar do prédio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A obra pode ser adquirida diretamente no site da Editora Marca de Fantasia clicando na imagem abaixo.


Serviço:

Quadrinhos expandidos: das HQtrônicas aos plug-ins de neocortex
Edgar Franco - Ciberpajé
Série Quadrinhos Poético-filosóficos, 7.
Paraíba: Marca de Fantasia
2017.100p. R$25,00.
ISBN 978-85-67732-75-6




Nenhum comentário:

Postar um comentário