quarta-feira, 11 de maio de 2016

Conselho de ética da UFG aprova pesquisa sobre quadrinhos visionários envolvendo uso de "Respiração Holotrópica" e "Ayahuasca"

Primeiro HQforismo criado pelo Ciberpajé inspirado na experiência de expansão da consciência através da Respiração Holotrópica
Uma notícia animadora hoje. Depois de enfrentarmos muitas dificuldades de toda ordem, o Conselho de Ética em Pesquisa da UFG aprovou o projeto de pesquisa de doutorado sobre "Quadrinhos Visionários" de meu orientando Matheus Moura. As dificuldades e enfrentamentos aconteceram devido ao projeto - que se insere na linha de pesquisa "Poéticas visuais e processos de criação" do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG - envolver a utilização do método da "Respiração Holotrópica" e a ingestão do enteógeno "ayahuasca" para inspirar processos criativos de quadrinhos, sendo que eu e Matheus faremos parcerias artísticas para a tese, o que implica em nós dois usarmos o método e ingerirmos a substância. Tanto a utilização da Respiração Holotrópica quanto a ingestão do enteógeno serão feitas em sessões agendadas e acompanhadas por profissionais habilitados. Meus agradecimentos a todos que acreditam nessa pesquisa e têm nos apoiado, em especial ao pesquisador, artista e professor dr. Antar Mikosz, ao psicólogo Álvaro Veiga Jardim e ao Centro Educação e Psicoterapia (GO); ao terapeuta holístico Léo Artése e ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Céu da Lua Cheia (SP); e também ao presidente do conselho de ética da UFG, professor dr. João Batista de Souza. A pesquisa, pioneira na academia a analisar e propor tais processos criativos de quadrinhos, segue com muito entusiasmo! (Ciberpajé)
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário